segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Flavia e a justiça (?) brasileira

Textos extraídos e adaptados a partir do blog
+
+
criado em Janeiro de 2007 por Odele Sousa.

O blog narra a história de uma criança e sua luta pela vida desde que teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde moravam, em Moema (SP), em 06.01.1998.

Flavia, filha de Odele Souza, irmã de Fernando, completou ontem, 16/12/2007, 20 anos, dez deles em coma vigil sobre uma cama.

Mais que o relato dos fatos desde o acidente, é um alerta sobre o perigo existente em ralos de piscinas e um protesto contra a lentidão
da justiça brasileira.

O acidente com Flavia já havia acontecido e ainda acontece com outras crianças; no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos, na França, na Rússia...
E os responsáveis continuam impunes.

Na montagem abaixo, cujas fotos foram extraídas do blog Flavia, Vivendo em Coma..., aparecem Flavia (aos 16 anos), o irmão Fernando e a mãe, Odele; e Flavia aos 9 anos.

Após o acidente, o sorriso de Flavia aconteceu uma única vez em quase 10 anos. No dia em que ela completou 16 anos. Odele estava por perto, e clicou o momento raro e mágico.


ACORDE....

Flavia, acorde Princesa,
O ano 2000 já chegou, e você nem notou,
Ausente que está nesse sono tão longo...
Já faz hoje dois anos...acorde, vem cá...
Sinto falta de ouvir pela casa seus passos,
E me angustia não mais receber seus abraços.
Vem filha, me explicar o que eu não entendo,
- POR QUE COM VOCÊ?!
Nessa sua viagem de sonho, você já deve ter
Se encontrado com Deus e com os anjos.
Eles já lhe disseram filha, POR QUE??
Por favor acorde e me diga, eu preciso entender...
Disseram querida, que sofrendo eu vou aprender,
Mas como posso aprender a ficar sem você?!
Como pode Princesa, alguém aprender pela dor?
Até onde sei, o AMOR é que deveria ensinar...
Eu te amo filha, por favor, use este amor
Para achar seu caminho de volta.
Siga meu amor como uma luz
Para você aprender a voltar
E eu estarei aqui filha, todos os dias
A te esperar, a te esperar, a te esperar...

Texto de Odele Souza, mãe de Flavia.
06 de janeiro de 2000.

Um comentário:

Odele Souza disse...

Eduardo,
Somente agora através de um rastreamento no sitemeter consegui localizar seu blog e me deparar com este excelente post sobre a história de minha filha Flavia.
Muito bom seu texto Eduardo. E muito obrigada por participar da divulgação desta história, um exemplo de NEGLIGÊNCIA e IMPUNIDADE.
Vou listar seu blog entre os que participaram da Blogagem Coletiva em favor de Flavia.
Um abraço.